O Bruxismo tem cura?

bruxismo-clinica-odontomania

O Bruxismo tem cura?

Você range ou aperta os seus dentes? Você tem dor consistente ou aperto na sua mandíbula, garganta, ou músculos faciais? Se assim for, você pode estar sofrendo de um distúrbio da ATM.

O que é ATM?

A ATM, ou articulação temporomandibular, é a articulação que você vai encontrar apenas na frente de suas orelhas em ambos os lados da sua cabeça. Conecta a mandíbula ao resto do crânio e permite que ele se mova para frente e para trás e de lado a lado. Por causa dessa articulação somos capazes de mover nossas bocas para comer, bocejar e falar. Mas há uma série de coisas que podem irritar ou danificar esta articulação e os ossos e tecidos circundantes, e quando isso acontece, é considerado um caso de distúrbio da ATM.

O que causa o distúrbio da ATM?

Existem várias causas para um distúrbio da ATM, mas muitas razões comuns têm a ver com lesões mandibulares ou doenças reumáticas que afetam as articulações, como a artrite. Tensão na cabeça ou no pescoço são provavelmente fatores que contribuem para o transtorno, bem como habitual língua empurrando. Outros hábitos que poderiam desencadear um distúrbio da ATM incluem, Bruxismo ou ranger dos dentes e aperto da mandíbula. Próteses mal ajustadas também provaram ser uma fonte de agravamento na boca e mandíbula, que pode levar a um distúrbio.

Quão comuns são distúrbios da ATM?

Devido à gravidade diferenciada em distúrbios da ATM, é muito difícil determinar quantas pessoas estão sofrendo com uma doença como os distúrbios muitas vezes não tratadas ou não tratadas.

No entanto, a partir das pessoas que têm o seu problema abordado por um dentista, é muito comum. As estatísticas mostram que, em geral, distúrbios da ATM afetam mais mulheres do que homens, mas pode acontecer a qualquer pessoa, por uma variedade de razões.

Quais são os sintomas?

Distúrbios da ATM são responsáveis por produzir dor crônica e dores na face, orelhas, pescoço e mandíbula. Outros sintomas incluem bloqueio da mandíbula, estalando ou moendo na mandíbula quando mastigação, inchaço nos lados do rosto, ou uma sensação como se os dentes superiores e inferiores já não cabem corretamente.

Como são diagnosticados os transtornos da ATM?

Porque transtornos da ATM podem acontecer devido a uma série de fatores – coisas como inflamação ou lesão – às vezes é difícil diferenciar uma questão conjunta de algum outro tipo de problema. Devido a isso, o seu dentista irá rever o seu histórico médico e completar um exame físico oral onde eles vão ouvir cliques, ou sons em sua mandíbula. Estes sons são característicos de um distúrbio da ATM.

Se ainda não é evidente se você tem um distúrbio ou não, um teste pode ser realizado com um raio-X para ver a mandíbula, suas articulações e a estrutura facial circundante. Outros exames que podem ser feitos são exames de ressonância magnética, que mostram ao dentista a posição da articulação da mandíbula e tornam mais fácil determinar se ele está deformado ou fora de lugar, e tomografias, que mostram a estrutura óssea que suporta a articulação mandibular.

O que você deve fazer se tiver um distúrbio da ATM?

Se você acha que os sintomas de um distúrbio da ATM descrevem o desconforto que você tem experimentado, você deve informar seu dentista e seu médico o mais rápido possível para que as medidas podem ser tomadas para aliviar a dor.

Como é tratado um distúrbio da ATM?

O tratamento dos distúrbios da ATM depende da gravidade da doença e da dor associada a ela. Se a inflamação é a fonte do problema, o seu dentista provavelmente irá prescrever um medicamento para ajudar a inflamação e dor diminuir e para ajudar a relaxar a mandíbula. Se seu distúrbio é estresse desencadeado, um medicamento anti-ansiedade pode ser prescrito para ajudar a gerenciar o estresse e a dor local.

Se a fonte de sua desordem na ATM é o Bruxismo ou Apertamento, você deverá usar um aparelho para aliviar esses sintomas. Isto irá diminuir o dano causado aos dentes e gengivas e também irá ajudar a aliviar o estresse colocado sobre a mandíbula. São protetores bucais chamados TMJ e se encaixam sobre os dentes para mantê-los ligeiramente separados, são tipicamente usados apenas enquanto você dorme. São potenciais soluções a longo prazo que visam corrigir os hábitos de aperto da mandíbula, mas podem freqüentemente proporcionar alívio imediato e de curto prazo.

Dentes ausentes ou outras questões orais que podem criar uma superfície de mordida irregular são também uma fonte de transtorno de ATM, pois isso pode causar estresse às articulações da mandíbula. Por isso é importante ter uma saúde bucal adequada e manter todos os dentes em estado perfeito.