Clareamento Dental

Clareamento Dental

Olá, recentemente, devido ao incrível alcance das redes sociais, estamos vendo a circulação de matéria prometendo ensinar a clarear seus dentes em 5 minutos em casa.  Talvez as pessoas responsáveis pela disseminação desse texto não façam propositalmente, mas não tem noção do desserviço que fazem à sociedade e à classe Odontológica. Como se trata de um artigo relacionado à minha profissão, não poderia deixar de dar minha opinião sobre o caso.

Conforme a matéria, o uso indiscriminado de Bicarbonato de Sódio e Peróxido de Hidrogênio é realizado para clarear os dentes. Faço duas perguntas:

1) como um leigo sabe a quantidade correta de bicarbonato de sódio junto com o creme dental?

2) será que o leigo sabe as consequências do uso indiscriminado do Peróxido de Hidrogênio?

É claro que não. É preciso o acompanhamento e orientação de um profissional capacitado em Clareamento Dental.

Apesar de vivermos em um mundo em que as informações nos chegam muito rapidamente, temos que ter a preocupação em saber filtrá-las, procurando conhecer a veracidade de tais afirmações.

Veja o caso por exemplo, do jovem britânico Jake Barrett, de 22 anos, que realizou um procedimento de clareamento dental de forma caseira, ao usar um kit de clareamento dentário. O procedimento deu errado pois Jake teve uma reação rara a uma das substâncias químicas e acabou com um cisto perto da região da língua, tendo que ser operado em situação de emergência.

Sou dentista há 20 anos, e durante todo esse tempo venho acompanhando uma evolução muito grande da minha profissão nos quesitos especialidades e técnicas e implementando-as em minha clínica, porém, por melhores e mais avançadas que sejam, a presença e o acompanhamento de um dentista capacitado se faz necessário e importante para que o resultado esperado seja alcançado.

Gostaria de salientar que as técnicas odontológicas, independentemente de sua especialidade, são fundamentadas em estudos científicos que comprovam a eficácia da sua utilização e que para nós, cirurgiões dentistas as utilizarmos, temos que nos dedicar a uma determinada carga de horas, dependendo da técnica, para termos o conhecimento técnico e prático, utilizando-as em nossos atendimentos.

Portanto gostaria de fazer um alerta aos leitores de plantão: Procurem o seu cirurgião dentista para saber se o que vocês ouvem ou lêem sobre técnicas caseiras infundadas ou que garantem resultados mirabolantes, são realmente eficazes ou não.

Espere que tirem algum proveito do que eu disse.

Forte abraço.

 

Tags:
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum comentário

Escreva um comentário.