Escurecimento Dental

22 de julho de 2016

A estética é um fator de grande importância na odontologia.O sorriso deve mostrar dentes perfeitos e de coloração harmônica. Problemas nos dentes provocam problemas psicológicos, desde simples disfarce até introversão total. Alterações cromáticas na odontologia são freqüentes e são várias as causas do escurecimento dentário.

Existe o escurecimento dentário devido a causas sistêmicas, isto é alterações que ocorrem no período de formação dos dentes, como o uso de certos medicamentos e excesso de ingestão de flúor durante este mesmo período. Existem as causas extrínsicas como cáries, restaurações antigas, manchas pelo cigarro, chá, café e escurecimento por traumatismo onde ocorre hemorragia dentro do dente com alteração de cor, mas a maioria dos problemas são causados pelo próprio cirurgião-dentista em casos de tratamento de canal, pelo não emprego de técnicas corretas de acesso aos canais radiculares, utilização de produtos inadequados durante o tratamento e uso de materiais de obturação radicular que ao longo do tempo acabam alterando a cor do dente, causando o escurecimento. Durante todo o tratamento endodôntico (de canal), principalmente em dentes anteriores, deve-se ter o máximo cuidado em realizar o tratamento corretamente, ficando atento para evitar todas as causas que possam alterar a sua cor futuramente, para acabar com esta falsa associação que todo dente tratado endodonticamente escurece. Ao se propor o clareamento dental é importante descobrir através do exame clínico e radiográfico a causa do escurecimento para determinar a técnica a ser usada e também prever o sucesso ou fracasso do clareamento. Em casos de escurecimento dental com a chance de sucesso no clareamento pequena, a melhor saída é a confecção de Facetas Laminadas em porcelana, moldados e colados sobre o elemento escurecido.

botão agendar