Tratamento De Canal Em Crianças

Tratamento De Canal Em Crianças

Pode parecer um tanto quanto estranho, mas as crianças também podem necessitar de um tratamento de canal no dente de leite. E, ao contrário do que se pensa, são mais comuns do que se imagina.

Em termos de anatomia, dentes de leite e dentes permanentes são iguais; ambos possuem esmalte, a dentina e a polpa – o famoso “nervinho” do dente. O tratamento de canal consiste na retirada da polpa “nervinho” do dente, que é um tecido encontrado na parte interna do dente.

A realização de um tratamento de canal em um dente de leite visa garantir que o crescimento dos ossos do rosto e a fala da criança não sejam afetados devido a falta de um dente que caiu ou foi extraído precocemente. Vale lembrar que o dente de leite é temporário e em breve será substituído pelo permanente.

Basicamente são duas as as causas da necessidade de um canal na criança: cáries profundas que afetam a polpa do dente ou trauma ocasionado por uma pancadas, quedas, etc. E claro, a técnica do tratamento de canal em dente de leite é diferente, pois o material não pode interferir no processo natural da troca deste dente de leite pelo dente permanente. A extração somente é recomendada quando o dente de leite comprometido já esteja próximo do tempo de troca pelo dente permanente.

Um grande erro
Está em os pais pensarem que por ser dente de leite não necessitam de cuidados e acabam negligenciando o cuidado. É importante lembrar que os dentes de leite levam anos para serem trocados pelos permanentes e que a negligencia a saúde bocal das crianças pode afetar os dentes que se tornam foco de infecção, que, por sua vez, podem originar dores de garganta recorrentes, por exemplo.

Para evitar a necessidade de um canal no dente da criança alguns cuidados simples e diário são fundamentais:

– Escove bem os dentes depois das refeições. É indicado que no caso de crianças até 6 anos, os pais realizem a escovação por eles, pois ainda não possuem coordenação motora desenvolvida suficientemente.
– Use o fio dental na criança.
– Restrinja o consumo açúcar e carboidrato.
– Não deixe que a criança durma com mamadeira (isto evita a cárie de mamadeira).
– Visite o dentista regularmente.

Com estes simples cuidados você prevenirá a criança de contrair cárie e consequentemente ter a necessidade de fazer um canal no dente de leite.

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA AGENDAR SUA CONSULTA

agendar

 

Tags:
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum comentário

Escreva um comentário.