O Hábito de Chupar o Dedo

dentista-de-criança-clinica-odontomania

O Hábito de Chupar o Dedo

É comum que desde o ultrassom sejam captadas imagens do feto chupando o dedo! Os bebês têm desde antes do nascimento, um reflexo de sucção muito forte, sugando tudo que surge próximo à sua boca. Esse reflexo é justamente para sua sobrevivência, já que dele depende da amamentação, sua primeira forma de alimentação. Mas muitas vezes o dedo pode ser uma boa opção para isso.
Normalmente esse reflexo desaparece até uns 4 meses de idade. Porém a criança pode continuar com esse hábito por prazer ou por ter uma sensação de acolhimento.

O grande problema da persistência do hábito de chupar é que pode interferir no posicionamento dos dentes quando eles começam a erupcionar (nascer) ou até no crescimentodos ossos da face além de distúrbios da fala.

Mas como fazer a criança largar o hábito?

Só se consegue retirar mesmo o hábito se a criança tiver força de vontade para isso. Da mesma forma que funciona com adultos que são motivados a abandonar um vício, é preciso motivar seu filho para a mudança. Listo abaixo algumas ações para você testar qual funciona melhor com seu filho.

Boa sorte!

1) Troque o dedo por uma chupeta: é mais fácil tirar a chupeta do que o dedo. O dedo não tem como ser afastado da criança.

2) Não deixe da dar de mamar: A criança que mama no seio, raramente desenvolve o hábito de chupar o dedo.

3) Ocupe as mãos do seu filho: quando a criança se concentra em atividades com as mãos, a necessidade de chupar o dedo é deixada de lado.

4) Motive seu filho: Algumas crianças tem o hábito de chupar o dedo por ansiedade ou insegurança. Carinho e atenção são as melhores formas de libertá-la desse sentimento.

5) Brigar não é a melhor opção: Chamar a atenção para o fato, com punições somente piora o quadro.

Nenhum comentário

Escreva um comentário.