Se o dente de leite caiu, porque o permanente não nasce?

Se o dente de leite caiu, porque o permanente não nasce?

Nesse post vou explicar uma grande dúvida que os pais têm e que com uma certa frequência aparece no meu dia a dia na Ortodontia da minha clínica: “Doutor, se o dente de leite do meu filho caiu, porque o dente permanente não nasce?”

Se isso acontece, uma série de problemas pode estar envolvida. O processo de troca deve ser acompanhado por um profissional especializado, um Ortodontista. Uma intervenção realizada no momento correto, pode evitar consequências mais sérias e um tratamento mais difícil.

As possíveis causas para que isso ocorra são:

  • O dente permanente não se desenvolveu.

Agenesia é o processo no qual o germe do dente permanente não é formado, por causa genética, ou seja, não há muito o que ser feito para a sua prevenção. Nesse caso é extremamente importante a realização de radiografias, onde constada a falta do germe, tomaremos as providências para manter o espaço do dente permanente, e não extrair o dente de leite, precocemente, o que possivelmente acarretaria problemas para as arcadas dentárias, futuramente. Sem um dente permanente para preencher um espaço deixado pelo dente de leite, dentes vizinhos podem se movimentar na direção do espaço vago. Intervenções simples podem ajudar a minimizar o problema.

agenesia

 

  • Falta de espaço para o dente permanente.

Com certeza essa é a caus mais frequente. Pode ser devido a dentes muito volumosos, para o tipo do osso da criança, perdas dentárias como a citada acima ou arcadas atrésicas (fechadas) geralmente provocadas pela síndrome da respiração bucal (clique aqui para saber mais). Cada caso exige um planejamento diferente, pois envolve o tamanho das bases ósseas, assim como o estágio de trocas dentais, podendo ou não envolver extrações.
falta de espaço - odontomania

 

  • Perda precoce do dente de leite.

O dente de leite também funciona como um guia para o dente permanente. Durante o processo de reabsorção da raiz do dente de leite , o dente permanente se desloca em direção à gengiva. Se o dente de leite é perdido muito cedo, o osso é formado no lugar onde ele estava, e o dente permanente pode ter dificuldades para nascer. Por isso é muito importante cuidar para que os dentes de leite não sejam acometidos por cárie ou traumas, o que podem fazer resultar nesse problema.

perda do dente de leite - odontomania

 

  • Dentes permanentes retidos no osso (Dentes Inclusos ou Impactados).

 

Qualquer dente pode não nascer e ficar  dentro do osso (incluso ou impactado). pode ser devido ao processo que chamamos de “Anquilose”, um defeito no mecanismo de troca dental ou  alterações de direção. Os dentes mais  comuns de impactar são  os dentes do siso ou terceiros molares,  os caninos superiores e incisivos laterais superiores. Os dentes impactados, sempre que possível, devem ser “puxados” para fora do osso e recolocados na arcada dentária. O procedimento inclui intervenção cirúrgica com colagem de um acessório no dente retido e posterior tracionamento para o aparelho fixo, levando-o para o seu posicionamento correto na arcada.
canino-impactado - odontomania

 

  • Gengiva muito fibrosada (grossa).

A Fibrose gengival, impede que o dente permanente nasça, pois adquire a característica de um tecido parecido com o de uma cicatriz, mais grosso. Um periodontista ( especialista em gengiva) ou odontopediatra podem remover o tecido fibroso e geralmente o dente permanente nasce espontaneamente.

INTRA-BUCAL FRONTAL

 

Espero que tenha entendido, mas se você acha que seu seu filho pode estar em algumas dessas situações, clique no botão abaixo e agende uma avaliação com a equipe de ortodontistas da Odontomania.

botão agendar

 

Até mais!

ASSINATURA 1

Tags:
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum comentário

Escreva um comentário.