A Importânica Da Ortodontia Miofuncional

A Importânica Da Ortodontia Miofuncional

Em Odontologia, assim como na Medicina, é comum as pessoas deixarem de buscar ajuda especializada para resolver um problema por não saberem, primeiro, por que se trata de uma disfunção ou de uma doença, e, em segundo, por desconhecerem que existe tratamento.  A Ortodontia Miofuncional se dedica à reabilitação de disfunções orofaciais que são responsáveis  por 83% das  doenças de bebês, crianças e adolescentes, como respiração bucal, deglutição atípica, bruxismo, alterações funcionais na articulação temporomandibular (ATM), ronco e apneia. Também as doenças respiratórias estão incluídas no escopo do tratamento, como asma e rinite.

Child with cold

O primeiro desafio da Ortodontia Mio Funcional é identificar as disfunções dos órgãos da face, maior causa de doenças orais e respiratórias. Depois, fazendo uso de técnicas e aparelhos específicos, os esforços se darão no sentido de recuperar as funções musculares e restabelecer a mobilidade orofacial, favorecendo também o posicionamento da musculatura da cavidade oral e língua para maior estabilidade das funções dentais após um tratamento ortodôntico. Além do problema de base, quase sempre encontramos um desequilíbrio no alinhamento dos dentes e outras repercussões que predispõem o paciente até mesmo a doenças que podem levar à morte – como hipertensão, diabetes tipo II e infarto do miocárdio em 38% dos indivíduos respiradores bucais.

 

O melhor tratamento odontológico tem início no nascimento, começando com a verticalização na amamentação – que é a correta posição na alimentação do bebê, ao contrário da maioria que deita o bebê para amamentá-lo. Isso tudo faz parte do amadurecimento das funções corretas da boca e nunca deve ser negligenciado pelos pais. Ao mínimo sinal de que a boca não está funcionando como se esperava, vale a pena consultar um profissional de Odontologia. Afinal, se a boca e o nariz não estão trabalhando como devem, todo o restante sofrerá as consequências no seu desenvolvimento. O importante é saber que a boca precisa funcionar corretamente e que um cirurgião-dentista pode contribuir muito para isso acontecer, já que a fisiologia da boca é nosso foco de estudo.

ResizeImage

 

Problemas funcionais da boca podem causar obstrução das vias aéreas superiores e levar algumas pessoas a adotar a respiração bucal.  Esse comportamento costuma iniciar desde a primeira mamada e pode resultar no desenvolvimento anormal da face e das arcadas dentárias. Mas também pode haver outros desdobramentos, como sorriso gengival, dentes tortos, gengivite e mau hálito. Por isso, crianças e adolescentes com problemas de sinusite, rinite e alergias devem recorrer a um médico de imediato e, na sequência, a um cirurgião-dentista especialista em ortodontia miofuncional.

 

Outro problema muito comum entre adultos, mas que vem aumentando consideravelmente entre crianças e adolescentes, é o bruxismo. Sua origem está na diminuição do fluxo de saliva pelos que respiram pela boca. Vale dizer que a saliva é a parte mais importante da boca, já que mantém o processo imunológico equilibrado na mucosa e evita, assim, várias doenças do aparelho digestivo e respiratório. Quem está sempre apertando ou rangendo os dentes, quer seja durante o sono, quer seja durante o dia, sem perceber, está mais vulnerável a sofrer desgaste em determinados pontos do esmalte e da dentina, além de retração gengival, pondo em risco não só o sorriso, como o formato do rosto também.

bruxismo-2

 

A dor na ATM pode desencadear dor generalizada na face, dor de cabeça, dor de ouvido, perturbações no sono, ronco e apneia, tensão e rigidez nos ombros – sintomas comuns em casos de bruxismo. Nesse caso, um tratamento ortodôntico miofuncional poderá diminuir ou mesmo acabar com esse hábito, sem necessidade de medicamentos., pois as  disfunções da boca e nariz podem ter origem em maus hábitos que podem ser eliminados com o uso de aparelhos mio funcionais. “O correto é a respiração nasal, que consiste no ato de inspirar e expirar pelo nariz. O respirar pela boca é somente coadjuvante. Novamente, problemas respiratórios exercem papel importante no agravamento do quadro, bem como o mau posicionamento dos dentes. Neste caso, é importante consultar um cirurgião-dentista para obter o correto diagnóstico e a indicação de um tratamento miofuncional.

 

ASSINATURA 1

 

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E AGENDE UMA AVALIAÇÃO

botão agendar

Tags:
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Nenhum comentário

Escreva um comentário.