
29 set Aparelho Bucal Melhora a Respiração e o Sono
Bruxismo infantil e os maxilares podem interferir na Respiração, Sono e se relaciona com a qualidade do Aprendizado, assim deve receber tratamento precoce desde a idade pré-escolar, escolar, na criança e adolescência até a idade adulta.
Quanto antes a criança for tratada, menor o tempo de tratamento e maiores serão os ganhos da respiração, de crescimento e saúde geral, cerebral e aprendizado devido a respiração e sono eficiente ligado aos maxilares.
Aparelhos Bucais ampliam os maxilares e as vias aéreas respiratórias da criança, a qual terá mais oxigenação cerebral que influi na inteligência.
A prevenção e o tratamento desses distúrbios respiratórios são feitos com aparelhos Bucais indicados pela odontologia do sono, precocemente em crianças desde os “dentes de leite”.
Estes tratamentos podem incluir os aparelhos bucais expansores dos maxilares, que certamente no diagnóstico radiográfico odontológico mostrará a necessidade do tratamento odontológico ligado a ampliar em conjunto as vias aéreas respiratórias da criança.
A literatura mostra tratamentos eficazes do Respirador Bucal com aparelhos expansores dos maxilares.
A prevalência em meninos é maior que em meninas, na proporção de 9:1. Estas crianças apresentam várias características de respiração bucal, que prejudicam o crescimento orofacial, a oclusão dentária. A qualidade da respiração e estágios do sono influem na qualidade do humor, atenção, aprendizado e memorização.
Movimentações noturnas:
Não é normal a criança dormir de boca aberta, babar dormindo, ranger os dentes, roncar, falar à noite, ter refluxo gastroesofágico, transpirar na cabeça e no tórax, sofrer de enurese noturna (fazer xixi na cama até 7 ou 8 anos ou mais), nem movimentar as pernas durante o sono, ou agitar as pernas e mãos durante o dia. Os problemas como a rinite alérgica crônica e amigdalites são o caos da respiração. Que prejudica o crescimento dos maxilares, assim pode faltar espaço para a respiração na boca logo atrás da língua, quando esta pode fragmentar a respiração.
Os movimentos orofaciais acontecem devido a descontinuidade da respiração e a criança pode ainda sofrer com pesadelos e acordar gritando, no caso do Bruxismo ligado a dificuldade de respiração durante o sono. O Bruxismo ou ranger dental.
O bruxismo pode ajudar no avanço da mandíbula e ajudar na respiração com os movimentos, assim dimiinuir a dificuldade de respirar durante o sono, e a respiração bucal pode ser percebida desde o nascimento pelos pais ou aparecer em qualquer idade, sendo o ranger dental um fator que faz com que a criança tenha um sono cansativo e não reparador.O Bruxismo e a Respiração bucal pode estar associada à agitações do sono no pré escolar, e mais tarde pode ser agravado pelas atresais dos maxilares na idade escolar e poderá receber o diagnóstico do Transtorno de Déficit de Aternção e Hiperatividade (TDA/H), que na verdade será um sintoma da respiração bucal, e dos distúrbios que também geram falta de atenção e hiperatividade, que deve ter o diagnóstico do otorrinopediatra e da Odontologia do Bruxismo, ronco e Sono que prejudica a atenção e o aprendizado nas crianças, sendo inicialmente no pré escolar um problema familiar e depois no escolar um problema escolar e social.
Nenhum comentário