Plástica Gengival

20 de setembro de 2016

Conhecida por ser a moldura dos dentes, a gengiva nem sempre está no lugar que deveria. Retraída demais ou em excesso, as cirurgias plásticas são soluções recentes e ainda pouco conhecidas, mas que avançaram nas técnicas, possibilitando resultados mais precisos. Uma gengiva bem posicionada permite harmonia no sorriso e equilíbrio entre os dentes e o rosto.

Há dois tipos de tecidos na boca, o gengival (rosa mais claro) e a mucosa (vermelha). O primeiro possui fibras e colágenos, que deixam a estrutura mais firme, tornando-se o tecido de proteção. Quando é muito fino ou há em pouca quantidade, é preciso acrescentar enxertos através da cirurgia plástica da gengiva ou gengivoplastia.

Mais comum

No caso do sorriso que destaca mais a gengiva que os dentes – uma das situações mais comuns – a cirurgia plástica também pode ajudar. Ou o dente não nasceu completamente e a gengiva cobriu boa parte do restante ou o tamanho do dente é normal, mas há excesso de tecido gengival ao sorrir. É preciso confirmar se é um excesso de verdade ou se a maxila da pessoa cresceu demais e a musculatura expôs o dente. Normalmente é o dente que é pequeno, mas se a musculatura estiver expondo, podemos usar botox no tratamento. Quando a maxila é muito crescida e há um osso grande, é feita uma cirurgia mais complexa.

Causas

Escovar os dentes pode ser a causa da retração na gengiva. Da mesma forma, as placas bacterianas, causadoras de processos inflamatórios, podem ser responsáveis por erros na linha da gengiva. Escovação de forma errada, vigorosa e tudo que gere um processo inflamatório e uma resposta do organismo pode destruir o tecido gengival. O biotipo do paciente também influencia, assim como fatores hereditários.

Alternativa

Algumas alterações no sorriso podem ser realizadas através de restaurações (próteses ou resinas), mas podem não fornecer a naturalidade, pelo uso de materiais artificiais, que a cirurgia plástica da gengiva pode alcançar com mais eficácia.

Cuidados pós-cirurgia

Com a região sensível, fica proibida qualquer escovação, permitido apenas o enxague bucal. Alimentos duros devem ser evitados por, pelo menos, uma semana. É importante que o paciente não “puxe” os lábios para ver o resultado, pois os pontos podem se soltar. De 45 a 60 dias, o tecido gengival estará maduro e estável.

botao-agendar